domingo, 30 de junho de 2013

Mitologia Grega - Gênesis

Provavelmente você deve estar pensando: "Não acredito que esse otário vai começar o blog falando de mitologia grega" ou "De novo mitologia grega?" ou até "Talvez eu saiba mais coisas e detalhes que não sabia da mitologia grega", mas a questão é que mitologias me atraem e vou falar delas. Para deixar claro, a mitologia grega não é minha preferida, pelo contrario, uma das ultimas que eu gosto.

Ok. Vamos ao Assunto


Mitologia Grega - Gênesis


  A Gênesis da mitologia grega conta sobre o Caos, a mais antiga divindade, que no qual significa rachadura ou algo no gênero. Junto a Caos existia sua contraparte chamada Calígena que seria a "Névoa Primordial" e o Tártaro. Mesmo com a presença de uma figura feminina no cosmos junta a Caos, o mesmo não teve relações com Calígena, tendo assim seus filhos por reprodução assexuada ( quando o ser reproduz sem necessitar de outro). 
  Das rachaduras de Caos então surgiram as entidades Nyx ( a deusa da noite), Erebus (deus a escuridão), Eros ( deus cúpido do amor) e Gaia (deusa da terra) . 
  Erebus desposou com Nyx, criando assim mais duas novas entidades: Hemera (a deusa do dia) e Éter (deus do céu superior, ar) (em algumas lendas conta-se que Nyx e Erebos eram os pais das Hespérides). 
  Gaia por sua vez criou espontaneamente Urano (deus do céu) com quem se casou e gerou outras vinte e oito entidades, sendo entre elas: doze titãs(divindades superiores aos deuses), três ciclopes (seres gigantes de um olho só), três hecatônquiros (seres de cem braços), três Erínias ( ou as furias para os romanos), cinco Gigantes, as Meliades (ninfas) e Afrodite.
  Urano como o titã de maior poder habitava ao maior cargo hierárquico, e com medo de perder seu cargo devorava seus filhos. Gaia com raiva e sede de vingança instruiu seus filhos a matarem o pai, e assim foi, todos liderados por Cronos e juntos aos ciclopes e hecatonquiros mataram Urano e tiraram-no do poder. Quando fora castrado gerou Afrodite e por final amaldiçoou Cronos, dizendo-o que o mesmo lhe aconteceria.
  Ao tomar o poder, Cronos aprisionou novamente os Ciclopes e Hecatônquiros no Tartaro e igual a seu pai devorava seus filhos por parte de Reia para que não tomem seu cargo. O único deus não devorado fora Zeus que foi escondido em creta por sua mãe dizendo-lhe que quando crescesse deveria matar seu pai. Zeus cresceu e casou-se com Métis, que dera uma poção a Cronos fazendo-lhe vomitar os irmãos de Zeus. Zeus por sua vez fora atrás dos ciclopes e hecatonquiros pedir ajuda para matar seu pai. O pedido foi aceito e então a legião de Zeus derrotou Cronos aprisionado-o no tartaro sendo vigiado pelos hecatonquiros, os mesmos a qual ele tanto temia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário