domingo, 30 de junho de 2013

Mitologia Grega - Gigantomaquia

Oi,

  Queria dizer que fiquei impressionado que ao acordar me deparei com 23 visualizações no blog. Não esperava nem uma visualização sequer para quem começou o blog pouco depois da meia noite de hoje (30/06) até mais ou menos meio dia.
  Mas enfim..
  No post anterior comecei falando sobre a história da gênesis grega mas acabei me empolgando e entrando na "Titanomaquia", quando Cronos derruba Urano (seu pai) do maior posto, e consecutivamente Zeus derruba Cronos (que igualmente ao caso anterior, é seu pai) do trono.
  Bem, o titulo da postagem já transparece um pouco do que vou tratar nesse post, sobre a "Gigantomaquia", uma guerra semelhante a que aconteceu na "Titanomaquia" mas agora no período em que Zeus está no trono do rei dos deuses.
  Ok, da uma olhada ai em baixo se quiser..

Mitologia Grega - Gigantomaquia

  A "Gigantomaquia" foi uma guerra travada entre os gigantes e Zeus, sendo os gigantes liderados por Gaia ( que estava louca por vingança após ver seu marido e filhos sendo presos) para destronar Zeus como o rei dos deuses.
  Quando Gaia terminou suas novas criações (os gigantes) os disse "Peguem as armas contra os grandes deuses". Assim foi, liderados por Alcyoneus  e Porphyrion ( os gigante mais fortes), os gigantes atacaram o Olimpo sem parar. Atiravam pedras e arvores em chamas e destruíam tudo. Zeus e os demais deuses olimpianos logo aprontaram-se e revidaram fortemente. Com o tempo os olimpianos derrotaram todos os gigantes. Gaia inconformada fez sua ultima aberração e também a mais feroz e forte: Tífon. Este antes de desafiar Zeus para a grande batalha gerou outras quatro aberrações junto a Equidna : Ortro, Cerberus, a Hidra e a Quimera.
  Quando a batalha entre Tífon e Zeus começou a terra os mares e o céu estremeceram, o barulho era inevitável por causa dos relâmpagos e trovões de Zeus. Depois de muito tempo tudo acalmou, Zeus finalmente havia derrotado Tífon e fez Gaia sossegar.
  Depois dessa grande guerra, sem motivo coerente, quatro deuses olimpianos resolveram atacar de surpresa Zeus. Entre esses quatro deuses estavam: Poseidon (seu irmão), Apolo (seu filho), Atena (sua filha) e Hera (sua esposa).
  Em seus planos, esses deuses pretendia prender Zeus acorrentado. Tétis (uma nereida) já sabendo do plano desses deuses resolveu contactar com o hecatônquiro Briaréu, tio de Zeus. O mesmo entrou no olimpo e com sua fisionomia assustadora amedrontou os quatro deuses, fazendo-os desistir de seus planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário